CAROLINA BOTURA: LU


 

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL + LANÇAMENTO LIVRO *PARQUE*

25 de Abril a 27 de Maio 2019

RESTAURANTE DO ANO

R. Levindo Lopes 158, Savassi,

Belo Horizonte,  MG, Brasil.

GAL, em parceria com o Restaurante do Ano, apresenta LU mostra individual da artista Carolina Botura. LU é uma palavra de origem chinesa formada pela combinação dos símbolos “pé” e “cada”, e era, inicialmente, usada para designar as trajetórias astronômicas dos corpos celestes. Na série de pinturas a óleo LU (2019), que dá título à mostra, Botura tem como rota o ponto, as sementes da realidade na qual estão contidas a árvore e sua desmaterialização. Segundo a artista “é o que cada pé pisa, o caminho que resulta justamente do fato de ser percorrido. Uma visão primária oriunda das profundezas interiores produz por si essas imagens. Aqui é estar onde se está. O presente caminhar abre a surpresa dos fragmentos da simetria cósmica”.

Carolina Botura vêem trabalhando nos últimos anos em obras de grande formato que variam entre pinturas, desenhos, esculturas e instalações, ora sobre tela ou papel, ora sobre madeira ou outros objetos. No entanto em LU, a artista continua sua pequisa relacionada à origem e a ordem do caos abordando a prática estética em torno de uma técnica onde a repetição aparece como exercício meditativo aproximando-se da perspectiva indígena de arte como cura. Para Carolina “a repetição chama o caos. É dentro de uma ordem que o caos - criação - ocorre, nunca as mesmas flores mas sempre a primavera. Gota a gota, ponto a ponto constrói-se a teia, o tecido, bordado raíz”. De fato suas novas pinturas, agora em dimensões menores, parecem bordados de óleo sobre tela, onde a incidência da sombra e luz bem como o espaço branco e a mistura, muitas vezes (des)ordenada de cores criam efeitos impressionantes.

Nesta série “as sementes convidam à tribo, às conexões céu e terra. Cobra e cosmo refletidos, refletindo a flexibilidade da natureza dual, a variação implícita e silenciosa da repetição, da expansão, o ponto que dá luz ao espaço”.

SOBRE O LIVRO *PARQUE*: Primeiro livro de poemas de Kaloma Lovelace, heterônimo de Carolina Botura, pela editora Curiango. A autora convida os leitores a um passeio por poemas escritos entre 2009 e 2017.