RICARDO BURGARELLI (1990, Diamantina - MG)


Ricardo vive e trabalha em Belo Horizonte.

Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG e mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG.

 Trabalha em diversas mídias com estudos que atravessam os campos da história, da memória e da técnica. Propõe a instalação artística como espaço de narração.Realizou exposições no Centro Cultural São Paulo (São Paulo, 2018), no Palácio das Artes (Belo Horizonte, 2017), no Paço das Artes (São Paulo, 2015), no Museu Memorial Minas Gerais (Belo Horizonte, 2013), no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Brasília, 2012), entre outras. Participou das residências artísticas "Bolsa Pampulha 2013/2014", realizado pelo Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte), da residência internacional JACA no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia de Belo Horizonte (2014) e do projeto Circunvizinhança no ESPAI (Belo Horizonte, 2019).

Recebeu o prêmio honra ao mérito Arte e Patrimônio 2013 pelo Iphan / Paço Imperial (Rio de Janeiro). Recebeu prêmio aquisição no Situações Brasília: Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal (2012). Recebeu prêmio aquisição no I Prêmio Camelo de Artes Visuais (Belo Horizonte, 2013). Tem obras nos acervos do Museu de Arte da Pampulha, do Museu Nacional de Brasília, na Coleção de Livros de Artista da UFMG e no Museu Victor Meirelles.